2 – Quais itens compõem o orçamento da UFBA ?

Três itens, ou Grupos de Natureza de Despesa (GND) como são chamados, compõem o orçamento da UFBA. São eles:

(1) Pessoal e Encargos Sociais

Compreende as despesas com pessoal (ativos e inativos), inclusive os custos com previdência social e benefícios diversos. Representa a maior parte do orçamento total da universidade (cerca de 80%) e é operado diretamente pelo MEC.

(2) Outras Despesas Correntes

Englobam as chamadas despesas de custeio da Universidade: água, energia, telefonia, bolsas e auxílios diversos aos estudantes, contratos de prestação de serviços (vigilância, limpeza, manutenção, etc.), aquisição de materiais de consumo, passagens e diárias, apoio a eventos, apoio a pós-graduação, pesquisa e extensão, etc.. Essas despesas correspondem aos recursos da Matriz Andifes, da Matriz Reuni/custeio e de rubricas específicas, como as consignadas na Matriz Pnaes para a assistência estudantil.

(3) Investimentos

São as chamadas despesas de capital. Correspondem aos gastos com o patrimônio da Universidade: construções e outras obras, novas instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. No orçamento da UFBA, essas despesas correspondem principalmente aos recursos da Matriz Reuni/capital.