A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), cabem as funções de planejamento, gestão do orçamento e gestão dos convênios e contratos acadêmicos, competindo-lhe especificamente:
a. Através do Núcleo de Planejamento:
- assessorar o pró-reitor de planejamento e orçamento no desempenho de suas atribuições;
- elaborar o planejamento estratégico da universidade compreendendo o Plano de Desenvolvimento Institucional e seus desdobramentos;
- elaborar projetos, programas e planos destinados a atender às situações diagnosticadas e orientar o desenvolvimento racional e econômico das atividades universitárias;
- assessorar o pró-reitor de planejamento na elaboração dos relatórios anuais e outros documentos sobre a administração da universidade.
b. Pelo Núcleo de Estatística e Documentação:
- coordenar a coleta e a sistematização dos dados produzidos rotineira, periódica ou esporadicamente necessários à tomada de decisões da administração;
- alimentar e manter atualizados os diversos sistemas e plataformas de dados e informações da universidade com instâncias do Governo Federal;
- viabilizar a elaboração de indicadores de desempenho institucional;
- zelar pela eficaz interlocução da universidade com as instâncias do Ministério da Educação, de acordo com as suas competências;
- elaborar, difundir e intercambiar material de informações produzidas e de interesse da instituição;
- indexar e disseminar o ementário dos atos do Diário Oficial pertinentes ao ensino superior e a administração pública federal, bem como os atos deliberados pelos órgãos colegiados superiores e Gabinete da Reitoria.
c. Pelo Núcleo de Informação ao Cidadão
- zelar pela implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações das unidades e órgãos da universidade
- disponibilizar de forma metódica e sistemática os resultados de inspeções, auditorias, prestações de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo;
- protocolizar documentos e requerimentos de acesso à informação, orientar sobre os procedimentos de acesso, informar sobre a tramitação de documentos
- elaborar de forma didática, clara e objetiva as respostas às solicitações requeridas às unidades e órgãos da universidade, preferencialmente pelos meios eletrônicos;
- Manter, em articulação com as unidades universitárias e órgãos da universidade, atualizados os sistemas de informação disponíveis no Portal UFBA.